Já falamos sobre como surgiram as ordens franciscanas no mundo, lembra? Agora, chegou o momento de contarmos um pouco sobre as figuras femininas da Segunda Ordem, as Clarissas.
Obviamente que, São Francisco de Assis, além de criar a 1ª Ordem Franciscana, voltada para os homens, também foi o grande inspirador da 2ª Ordem, chamada de Ordem de Santa Clara, o que originou a vivência do ideal franciscano para as mulheres.
Por falar nisso, sabia que o nome da Segunda Ordem é uma homenagem à primeira figura feminina religiosa franciscana? De nome Clara Offreduccio, a jovem pertenceu a uma família nobre e rica.
Clara sentiu-se atraída pelo Cristo pobre, Jesus que inspirou o estilo de vida de São Francisco, sua radicalidade na vivência do Evangelho, simplicidade e amor.
Início da Segunda Ordem com Santa Clara
Foi a partir dessa admiração e busca por uma vida simples, dedicada a Deus, que Clara saiu de sua própria casa e foi ao encontro de São Francisco de Assis, na Igrejinha de Santa Maria dos Anjos, lugar no qual, ele e os companheiros da 1ª Ordem já a esperavam. Nessa Igrejinha, Clara recebeu, das mãos de Francisco, o hábito da Ordem, depois de ter seus cabelos cortados. Ela despojou-se de tudo e abraçou o Cristo pobre, sua escolha de vida.
Mulheres da família de Clara na Segunda Ordem
Após a entrada de Santa Clara, outras figuras femininas de sua família passaram a seguir seus passos. Foi o caso de suas irmãs, Inês e Beatriz, além de sua mãe, Ortolana. Todas elas foram morar com Clara no conventinho de São Damião, o primeiro endereço fixo das seguidoras de Santa Clara e São Francisco.
A chegada de demais figuras femininas entre as Clarissas
Após algum tempo, rainhas e princesas, assim como camponesas humildes, se interessaram pela Segunda Ordem e optaram por deixar tudo e assumir esse novo estilo de vida Consagrada. Assim como Santa Clara, viveram nesse ambiente, praticando o Evangelho e seguindo os ensinamentos de Clara e Francisco. Muitas delas tornaram-se grandes exemplos de santidade para toda a Igreja católica.
A vida das Irmãs Clarissas da Segunda Ordem
As Clarissas seguem um padrão de vida contemplativo e mais reservado. Isso significa que elas não têm atividades públicas e dedicam boa parte do próprio tempo à oração, à meditação e aos trabalhos internos dos mosteiros.
A morada das Irmãs Clarissas é composta por espaços simples. Elas praticam a caridade e dependem da generosidade do povo para viver. Também realizam trabalhos manuais, com os quais garantem parte do seu sustento.