A saudação de Paz e Bem faz parte da identidade do ser Franciscano, Franciscana.
A origem da saudação de Paz e Bem nos leva a São Francisco de Assis que, a partir da meditação do Evangelho sobre o envio dos discípulos, colocou na Regra dos Frades Menores – “o modo de ir pelo mundo”, a saudação; “A paz esteja nesta casa”, Lc 10,5.
Uma saudação que Francisco ensina a seus frades e que deve ser dada a todas as pessoas encontradas no caminho: “O Senhor vos dê a paz”.
No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo essa saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz.
Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino, bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu, já escrevera um tratado, “De Bono Pacis” – “O Bem da paz” e, que certamente deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Haviam, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de “Paz e Bem”.
A saudação de Paz e Bem é encontrada diversas vezes nas escrituras franciscanas. A primeira citação, na Legenda Maior (LM 3,2), na qual os Frades saudavam o povo anunciando a paz com os dizeres: “O Senhor vos dê a paz”.
Outro dizer, que faz referência a esse cumprimento, encontra-se na Legenda dos Três Companheiros (LTC 26): “… em toda pregação sua, saudava o povo, anunciando a paz no início da pregação”.
E por fim, essas palavras são encontradas na Compilação de Assis (CA 101,14) que cita: “O senhor revelou-me que, como saudação, devia dizer: ´O Senhor te dê a paz’”.
Significado da saudação de Paz e Bem
Mais do que um simples cumprimento religioso, a saudação de Paz e Bem, como forma de vida tem um significado profundo, pelo qual as pessoas fazem aquilo que estão pregando.
“A paz que anunciais com a boca, mais deveis tê-la em vossos corações. Ninguém seja por vós provocado à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, à benignidade e à concórdia.
Pois é para isso que fomos chamados: para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro”. Legenda dos Três Companheiros, 58.
Paz e Bem é caminho de vida
Assim, São Francisco ensina que o anúncio da paz passa pelo testemunho de amor e bondade, que abre os corações para Deus que é o Bem, o Sumo Bem.
Por isso, a saudação “Paz e bem” se apresenta como um itinerário de vida, uma forma de viver o Evangelho.
A saudação de Paz e Bem é uma inspiração que está ancorada nos corações das pessoas que realmente desejam um caminho de luz, caridade e vida plena.
Ao utilizar esse cumprimento, é construída uma relação de amor, fraternidade, justiça e igualdade com as pessoas e o mundo, testemunhando que o espírito do Senhor está em todo o universo e tudo que existe provém de Deus.
Paz e Bem!
Referência: Site Franciscanos (franciscanos.org.br)