15.03.2023

Vocação Leiga e Vocação Religiosa Consagrada levam a pessoa a participar ativamente da Igreja

A vocação Leiga e a Vocação Religiosa Consagrada são respostas ao chamado de Deus 

Há vários tipos de vocação, cada um de nós precisa percorrer caminhos de discernimento e descobrir qual é o seu chamado. Neste texto, iremos aprofundar nossa reflexão sobre a vocação Leiga e a Vocação Religiosa Consagrada.

Vocação é o chamado de Deus

Pensar sobre vocação, nos faz refletir sobre os caminhos que as pessoas podem seguir dentro da Igreja, respondendo ao chamado de Deus. 

Esse chamado pode ser percebido como uma vontade de transformar o mundo, ajudar as pessoas, ser missionária, desejo de viver maior intimidade com Deus, entre outras inspirações que inquietam e nos colocam a caminho para novas escolhas e decisões.

A vocação é um chamado individual, marcado por experiências únicas da pessoa com Deus. Há diversos tipos de vocações, entre elas, a Vocação Leiga e a Vocação Religiosa Consagrada.

Vocação Leiga

A vocacionada leiga, apesar de não possuir uma atividade específica, tem um trabalho ativo dentro da igreja, auxilia a comunidade na resolução de problemas e desafios locais e do mundo.

Uma pessoa leiga trabalha para construir o Reino de Deus, testemunha sua fé, suscita a esperança pela fraternidade e ensinamentos do Senhor.

Com a inspiração do Espírito Santo, a vocacionada leiga pode servir a comunidade eclesial, ajudando no desenvolvimento de movimentos jovens e missionários pastorais e Ministérios, como da Palavra, da Eucaristia, Liturgia, entre outros. 

No mês de agosto, por exemplo, há o Dia dos Ministérios Leigos para celebrar o papel ativo dessas pessoas na Igreja.

O principal trabalho da vocacionada leiga é testemunhar, levar os ensinamentos de Jesus e da Igreja em todos os lugares: nos estudos, no trabalho, nos espaços de lazer, nas famílias…

Em outras palavras, seguir a Vocação Leiga é assumir, com amor e generosidade, a missão de anunciar Jesus à humanidade, pelo testemunho de vida.

Vocação Religiosa Consagrada

A pessoa que se sente chamada a seguir a Vocação Religiosa Consagrada escolhe doar-se por completo ao serviço do Reino do Senhor, para levar os ensinamentos de Jesus Cristo a todos, nas mais diferentes realidades e situações.

O que diferencia esse tipo de vocação, da Vocação Leiga, é que todas as tarefas realizadas pela Consagrada são iluminadas por um Carisma e Missão que possuem ligação com a Congregação, Ordem ou o Instituto do qual a pessoa faz parte.

Além disso, a pessoa que segue a Vocação Religiosa Consagrada realiza os votos de pobreza, obediência e castidade, como expressão de sua entrega radical a serviço do Reino de Deus e da Igreja. 

Vocação Leiga e Vocação Religiosa Consagrada a serviço do Reino de Deus

Ao seguir a Vocação Leiga ou a Vocação Religiosa Consagrada, a vocacionada está levando o amor de Deus a todas as pessoas, empenhando seus dons a serviço da vida, pelos valores do Reino.

Portanto, as pessoas que seguem seu chamado dentro da Igreja, sendo leigas ou consagradas, caminham na direção de esperança e fraternidade para fazer do mundo um lugar melhor, de irmãos e irmãs, como todos sonham.