O Profeta Ezequiel anuncia, na 1a leitura, uma vida nova. O Povo vivia uma situação de morte. Ezequiel alimenta a esperança dos exilados e transmite a certeza de que Deus não os abandonou. O Espírito do Senhor sopra sobre os ossos ressequidos que saem dos túmulos e ganham vida. Deus transforma a morte em vida, o desespero em esperança, a escravidão em libertação.
Paulo nos lembra, Na 2ª Leitura, que o Espírito de Deus ressuscitou Cristo e o introduziu na glória do Pai. A Ressurreição de Cristo é a garantia e a promessa de nossa Ressurreição. No Batismo, nós recebemos o mesmo Espírito, que dá vida. (Rm 8,8-11)
No Evangelho, Jesus se apresenta como o Senhor da vida. (Jo 11,1-45) Os apóstolos estranham que Jesus não se preocupa quando o avisam que Lázaro está doente. Apenas diz que essa doença é para a glória de Deus. E fica com eles mais dois dias. Mas ao encontrar Marta, Jesus se comove e chora… O povo comenta: “Vede como ele o amava”. Lázaro havia morrido. Indo ao sepulcro, Jesus ordena: “Tirai a pedra…” Jesus chama e Lázaro vem para fora, recupera a vida. Lázaro prefigura a ressurreição de Cristo. Somos convidados a crer na vida e a lutar por ela em todas as expressões.