A Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt – fundadoras do Colégio Santo Inácio – nasceu em 1276, exatamente 50 anos após a morte de São Francisco de Assis, com as jovens Diemuth Thrailacherin e Margareth Von Puch, que deixaram suas famílias, segurança, riqueza e foram morar como pobres junto aos muros da cidade de Ingolstadt, na Baviera, Sul da Alemanha, para cuidar dos abandonados e doentes.
Em 1468, as Irmãs aceitaram a segunda Regra e a Direção dos Franciscanos, tornando-se franciscanas.
Em 1938, quando as irmãs foram proibidas pelo governo Nazista de continuar lecionando nas escolas de Ingolstadt, a Congregação se abriu às Missões e enviou para o Brasil dois grupos. No dia 12 de outubro de 1938, 5 Irmãs daquela região chegaram ao nosso pais e, em 1939, mais 7 missionárias se estabeleceram aqui. Dessa forma, iniciou-se o trabalho em Aiuruoca e Baependi, atuando na Paróquia, no Hospital e na Escola.
Em nosso município, chegaram dia 7 de setembro de 1939. Logo, dos 85 anos no Brasil, já são precisamente 84 de presença nessa terra acolhedora chamada Baependi. Com a ajuda da comunidade baependiana e do Padre Inácio Kusch, pároco da época, instalou-se solenemente no dia 2 de março de 1940, em prédio provisório, a nossa escola, chamada, a princípio, “Colégio de Baependi”. Quando o atual prédio ficou pronto, nossa escola passou a se chamar Colégio Franciscano Santo Inácio, onde vivem, rezam e atuam até hoje, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt.
Com alegria e gratidão a Deus, celebramos os 85 anos de presença das Irmãs no Brasil. Agradecemos o trabalho dedicado de muitas delas que por aqui passaram nesse tempo, desde as pioneiras: Irmãs Adelgundis, Edigna, Emanuela, Iolenta e Tarsila, até as que hoje estão à frente dessa Obra Educacional que tanto colaborou e colabora com a formação humana, cristã, cultural e ética de várias gerações que fizeram e fazem a diferença na sociedade. O Colégio Santo Inácio agradece ainda a todas as famílias que confiaram e confiam os seus filhos à missão das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt que, com a ajuda do trabalho sério e dedicado dos leigos, procura cumprir sua missão de promover e restaurar a vida transformando o vale de lágrimas em Vale de Graças.
Neste 2 de maio, nós da Família Santo Inácio parabenizamos Baependi, sua atual administração e todo o povo pelos 167 anos de Emancipação Político-administrativa!
Cumprimentamos também a Paróquia Santa Maria de Baependi pelos seus 300 anos de existência! São três séculos de graças e bênçãos derramadas sobre muitos sacerdotes, religiosos e todo o povo de Deus que aqui professaram e professam sua fé em Jesus e na Igreja. Parabéns também a todos que comemoram os 10 anos da beatificação de Francisca de Paula de Jesus – nossa querida Nhá Chica.
O Colégio Santo Inácio participa do dia 2 de maio há mais de oitenta anos desejando sempre, a toda a nossa comunidade, grande prosperidade, Paz e Bem.
Que Deus abençoe a todos e Nhá Chica sempre interceda por esta terra abençoada que é Baependi!