Ingolstadt, 12 de agosto de 2019.
Querida Ir. Romana. Queridas Irmãs.
Estamos na oitava da festa de Santa Clara. Não tive condiҫões de me dirigir a vocês antes ou no dia de nossa querida santa, pois estive inteiramente ocupada com a preparaҫão e a realizaҫão do Capítulo Regional da Região Alemã (08 e 09 de agosto) e com a celebraҫão do jubileu de 50 e 60 anos das jubilares deste ano, mais a celebraҫão comum dos Votos de todas as Irmãs, que ocorreu ontem.
Comeҫando uma nova semana, dirijo-me a vocês com o pensamento voltado para a vida e a mensagem de Santa Clara. Ela conseguiu expressar a Inês de Praga sua íntima e profunda vivência com Cristo através da imagem do espelho, objeto tão familiar para as mulheres: “Olhe dentro desse espelho todos os dias, ó rainha, esposa de Jesus Cristo, e espelhe nele, sem cessar, o seu rosto, para enfeitar-se toda, interior e exteriormente, vestida e cingida de variedade (Sl 44,10), ornada também com as flores e roupas das virtudes todas, ó filha e esposa caríssima do sumo Rei. Pois nesse espelho resplandecem a bem-aventurada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, como, nele inteiro, você vai poder contemplar com a graҫa de Deus.” (4 In, 15-18)
Celebrando a vida de Santa Clara, louvamos a Deus por ter suscitado esta grande santa na sua Igreja e a ter colocado para nós como inspiradora de nossa vida.
O Capítulo Regional da Região Alemã, ocorrido nos dias 08 e 09 de agosto, exigiu grande esforҫo do pequeno grupo de Irmãs alemãs, com as quais Deus ainda permite que vivamos. O tema central da preparaҫão e da realizaҫão do Capítulo foi a “esperanҫa” (cf Heb 6, 18-19). Em toda a parte, na sala do Capítulo, visualizavam-se âncoras, como a dizer que, apesar do “pequeno resto”, as Irmãs da Casa-Mãe olham para o futuro com esperanҫa. Oraҫões e sugestões são importantes porém, não pode faltar a consequente aҫão. Deus ajude as Irmãs a realizarem os pequenos passos que foram discernidos conjuntamente!
Foram reeleitas as Irmãs Edith Heubl (Superiora Regional), Cäcilia Wohlmuth (Assistente Regional), Pia Pfeifer, Anna Roßkopf e Salome Hrubesch (Conselheiras Regionais).
Aproveito, ainda, para parabenizar a Ir. Romana, seu Conselho e as Irmãs da Comunidade de Altamira por terem assumido uma nova tarefa, desafiadora, difícil, quem sabe. Mas é para isto que as Franciscanas de Ingolstadt foram chamadas, para irem às periferias, que podem se apresentar de muitas maneiras, e aos pobres, que também podem se apresentar de muitos modos. Parabéns! Que a graҫa de Deus acompanhe as Irmãs em cada decisão e em toda a aҫão!
Queridas Irmãs, em breve estarei entre vocês. Já me alegro com isto!
Hoje vai o meu abraҫo para cada uma via Internet.
Ir. Paula Krindges
Superiora Geral.