Por que a festa de S. João Batista é tão importante? Certamente não é por causa da fogueira, das festas juninas, das bandeirinhas que tornam o ambiente tão lindo como este pátio do Infantil, no Consa.
São João Batista é o grande marco entre o Antigo e o Novo Testamento, na história da nossa salvação. Jesus nos diz: “Eu vos afirmo que dentre os nascidos de mulher não há um ser humano maior do que João” (Lc 7, 28). Nele, como precursor de Jesus, se cumprem as promessas de Deus no Antigo Testamento, é seu último profeta, e inaugura o Novo, no qual todas as promessas se cumprem e toda esperança se realiza.
João é 6 meses mais velho que Jesus, e se curva diante d’Ele, sem se achar digno de desamarrar a correa de suas sandálias. João deslumbra algo que ninguém ainda havia percebido: o Reino de Deus está entre o povo, entre nós. Temos no coração a esperaça nas promessas de Deus, que se concretizam em todos os acontecimentos, em cada dia…
Às vezes, nessa pandemia, bate o desânimo em nosso coração, não vemos muita saída. Mas Ele está no meio de nós e muitas coisas boas acontecem diariamente.
Alegremo-nos com toda esperança e coragem que essa festa de hoje nos traz! Caminhamos para um novo tempo de partilha e solidariedade, de acolhida e compaixão. Que São João Batista intercada por nós!
Ir. Mírian Simon