Santa Marta
29 de Julho de 2024Marta é a irmã de Maria e de Lázaro de Betânia, um povoado cerca de três quilômetros de Jerusalém.
Em sua casa hospitaleira, Jesus gostava de descansar durante a pregação na Judéia. Por ocasião de uma destas visitas, o Evangelho nos apresenta Marta como a dona de casa, solícita e atarefada em acolher dignamente o agradável hóspede, enquanto a irmã Maria prefere ficar quieta, escutando as palavras do Mestre.
Não nos admira, portanto, a reclamação que Marta faz contra Maria : “Senhor, a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço? Diz-lhe, pois que me ajude!” A amável resposta de Jesus pode parecer uma repreensão à atitude da agitada dona-de-casa: “Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.”
No entanto, somente Marta, nem Maria e nem Lázaro aparecem no calendário litúrgico universal. Mas, sobretudo temos uma das palavras mais importantes de Jesus, que “amava Marta, Maria, sua irmã e Lázaro” Jo 11,5 sobre a Ressurreição, dirigidas a Marta: “Eu sou a Ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?” Respondeu Marta: “Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, Filho de Deus, aquele que deve retornar ao mundo”. Jo 11,26-27
Santa Marta, rogai por nós!