24.03.2023

Anunciação de Nossa Senhora

Enquanto Maria rezava, silenciosa e recolhida, unida a Deus em contemplação, o Anjo Gabriel a envolveu de luz e lhe disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus” (Lc 1,30). E Maria, que estava nessa profunda sintonia com Deus, aceitou, dizendo SIM, faça-se.

Esta é uma festa Natalina, pois hoje, em 9 meses, será Natal, quando Deus vem a nós, nascendo da Virgem Mãe. Realiza-se o sim de Maria ao projeto salvífico de Deus. E também o sim definitivo de Deus para com a humanidade. A Festa da anunciação é a solenidade que expressa a vontade divina de querer dar-se a conhecer ao homem e salvá-lo e, ao mesmo tempo, a nossa disponibilidade em acolher essa  divina revelação.

Como está o nosso Sim aos projetos de Deus?

Deus faz morada em nosso coração, na nossa família, na nossa sociedade… Que sejamos, também nós, assim como a jovem de Nazaré, abertos e generosos para acolher a vontade de Deus em nosso dia a dia, a fim de que o nosso SIM transforme o curso da história.

Paz e Bem!

(Ir. Mírian Simon)